segunda-feira, 3 de setembro de 2007

MAPA DA BAHIA


A Bahia é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situada ao sul da região Nordeste e é o estado que mais faz divisa com outras unidades da Federação, possuindo um total de oito estados limítrofes, a saber: Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Piauí (N); Minas Gerais e Espírito Santo (S); Goiás e Tocantins (O). Ao leste, possui divisa com o Oceano Atlântico. Ocupa uma área de 567.295,3 km², sendo pouco maior que a França. A Bahia é um dos mais importantes estados brasileiros, é o principal e o mais rico do nordeste. É também o estado com maior exploração do turismo de todo o nordeste seguido do Ceará e Pernambuco.

Sua capital é Salvador. As principais cidades, além da capital, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus, Itabuna, Juazeiro, Camaçari, Jequié, Lauro de Freitas, Alagoinhas, Barreiras, Porto Seguro, Teixeira de Freitas, Simões Filho e Paulo Afonso.

É o estado brasileiro com maior número relativo de negros e mulatos e o que possui maior influência da cultura africana: a música, culinária, religião e o modo de vida de sua população apresentam grande contribuição dos escravos africanos.

Nenhum comentário: